terça-feira, 6 de agosto de 2013

Home » , » CIENTISTAS PARALISAM A LUZ POR 1 MINUTO E QUEBRAM RECORDE

CIENTISTAS PARALISAM A LUZ POR 1 MINUTO E QUEBRAM RECORDE

CIENTISTAS PARALISAM A LUZ POR 1 MINUTO E QUEBRAM RECORDE
Pesquisadores da Universidade de Darmstadt, na Alemanha, podem ter atingido um verdadeiro marco na física. Eles realizaram um experimento que paralisou a luz por um minuto. O feito consistiu em parar o fenômeno mais rápido do Universo, capaz de viajar a uma velocidade de 300 mil km/s. O estudo sobre o feito foi publicado na conceituada Phisycal Review Letters. De acordo com a revista, isso pode nos levar a "comunicações quânticas em longas distâncias".

Esta não é a primeira vez que a luz é "paralisada". No começo do ano, uma equipe realizou o mesmo feito ao longo de 16 segundos. Em 2001, um experimento pioneiro parou a luz por apenas uma fração de segundo.
A experiência alemã consistiu num disparo de um laser em um cristal opaco, que deixou seus átomos num estado quântico de superposição. Em seguida, os pesquisadores direcionaram um segundo feixe que iluminou o cristal, desativando o primeiro e, consequentemente, anulando a transparência dos átomos - o tempo que a luz é armazenada tem relação direta com a superposição permitida pelo cristal.


A partir disso, o grupo usou um algoritmo para misturar combinações magnéticas e de laser, atingindo uma em que foi possível "parar" a luz por um minuto.                         Redes de comunicação quântica podem transmitir dados em altíssima velocidade, de forma extremamente segura, em alta quantidade e qualidade, um feito que, caso se torne realidade, mudaria radicalmente a maneira como nos comunicamos.

                                                   Matéria De Henrique Guilherme 


  
Share this games :

0 comentários:

Postar um comentário